Gustavo Kuerten – Maior tenista de sempre do Brasil

Share This...
PinExt Gustavo Kuerten   Maior tenista de sempre do Brasil

gustavo kuerten brazil Gustavo Kuerten   Maior tenista de sempre do Brasil

 

Gustavo Kuerten, também conhecido como Guga, nasceu em 10 de Setembro de 1976 em Florianópolis e é até hoje a maior referência do tênis brasileiro. Foi homenageado em 2012 no International Tennis Hall of Fame tornando-se apenas o segundo brasileiro a fazer parte desse grupo juntamente com Maria Bueno.

Guga se iniciou no tênis aos 6 anos com apoio de seu pai, Aldo Kuerten, e aos 14 anos começou trabalhando com Larri Passos, uma ligação que durou 15 anos. Fez seu primeiro torneio profissional aos 16 anos em Julho de 1993 no Challenger de Campinas perdendo na sua estreia com Roberto Jabali 3 – 6 1 – 6. Em 1995 chegou a sua primeira final de um torneio Challenger em Medellin perdendo com Jerome Golmard e seu primeiro título havia de ser onde tudo começou, no Challenger de Campinas em 1996.

No ano seguinte Kuerten entra para a história do tênis ao ser o primeiro brasileiro a vencer um torneio do Grand Slam em Roland Garros quando era “apenas” o 66º do mundo. Depois de ganhar esse título Guga disse: “Foi uma grande emoção para mim receber o troféu destes ídolos do tênis (Bjorn Borg e Gullermo Villas). Eles são muito melhores do que eu, fizeram coisas incríveis para o tênis e tenho muito respeito por eles. São coisas novas para mim, essas de encontrar pessoas famosas, e gostei muito”.

O ano seguinte foi muito complicado para Kuerten que não lidou bem com a pressão de um país inteiro e sua temporada de 1998 foi muito fraca, no entanto em 2000 regressou ao seu melhor tênis voltando a vencer Roland Garros e depois da conquista da Tennis Masters Cup em Lisboa se sagrou número 1 mundial. Em 2001 volta a vencer Roland Garros, mas esse seria o ano que marcou o início dos problemas físicos de Guga.

No final de 2001 realizou sua primeira cirurgia no quadril direito e desde então não mais conseguiu jogar a seu melhor nível, venceu mais quatro torneios ATP, mas sem grande dimensão e em 2008 fez o último jogo de sua carreira em Roland Garros contra Paul-Henri Mathieu. No final de seu jogo foi homenageado com um troféu com as camadas de uma quadra de saibro.

Recentemente a 17 de Novembro de 2012 fez um jogo amistoso com Novak Djokovic num duelo chamado “o número 1 do presente e do passado” que teve lugar no Maracanãzinho.

 

 

You Love Tennis Right...

Join the Stevegtennis.com tennis club for free. Just enter your email below for...

  • Tennis news updates once a week.
  • Special offers on tennis gear.
  • Unsubscribe at any time.
  • We will never share your email.


0 comments