Pete Sampras – A história de uma lenda do tênis

Share This...
PinExt Pete Sampras – A história de uma lenda do tênis

sampras 3 Pete Sampras – A história de uma lenda do tênis

 

Pete Sampras nasceu em Potomac no Maryland em 1971, descendente de gregos começou bem cedo a sua prática no tênis, aos três anos descobriu uma raquete na base de sua casa e nunca mais a largou.

Aos 7 anos sua se mudou para Palos Verdes no sul da Califórnia, o que permitira a Pete poder jogar com mais regularidade devido ao clima mais quente desta região. Começou se treinando no Jack Kramer Club e nesse local foi descoberto por Peter Fischer (pediatra e treinador amador) que se tornou seu treinador até 1989 e teve uma importância tremenda em seu desenvolvimento.

Aos 14 anos Fischer alterou radicalmente o jogo de Sampras que idolaterava Rod Laver e baseava seu jogo no fundo da quadra. Fischer mudou isso tornando Pete um jogador de serve-and-volley mudando igualmente seu backhand de duas mãos para uma mão apenas.

Pouco depois Pete se tornava profissional em 1988 com 16 anos apenas e em seu segundo torneio atingiu a terceira ronda do ATP de Indian Wells. Sampras terminou seu primeiro ano dentro do top 100 no 97º posto do ranking. Seu primeiro grande triunfo aconteceu no ano seguinte, no US Open de 1989 chegou à 4ª ronda derrotando pelo caminho o número 5 do mundo Matts Wilander num duelo de cinco sets.

Em 1990 Sampras assumiu-se como uma figura de topo do tênis mundial conquistando o US Open e derrotando pelo caminho três jogadores do top 10 (Thomas Muster, Ivan Lendl e Andre Agassi). O mais impressionante nesta conquista foi sua vitória na final contra Agassi em três sets apenas.

Em 1993 voltou a conquistar um título do Grand Slam em Wimbledon e este ano marcou o início de seu grande domínio no tênis mundial. Entre 1993 e 1998 “Pistol Pete” recebeu sempre a nomeação de jogador do ano do ATP ganhando nesse período sete torneios do Grand Slam. O seu maior sucesso foi alcançado no torneio de Wimbledon conquistando essa prova em seis ocasiões, quatro delas consecutivas entre 1997 e 2000.

O ano de 2002 marcou a última temporada de Pete Sampras no circuito que decidiu sair em grande após conquistar o seu quinto título do US Open derrotando na final o seu rival Andre Agassi.

Em 2007 Pete Sampras passou a integrar o International Tennis Hall of Fame e apenas um ano depois começou a jogar no ATP Champions Tour. Nesse mesmo na de 2008 publicou igualmente a sua autobiografia “A Champion’s Mind: Lessons from a Life in Tennis in 2008”.

You Love Tennis Right...

Join the Stevegtennis.com tennis club for free. Just enter your email below for...

  • Tennis news updates once a week.
  • Special offers on tennis gear.
  • Unsubscribe at any time.
  • We will never share your email.


0 comments