Filippo Volandri conquista ATP Challenger Finals em São Paulo

Share This...
PinExt Filippo Volandri conquista ATP Challenger Finals em São Paulo

Flippo Volandri Filippo Volandri conquista ATP Challenger Finals em São Paulo

 

Pelo terceiro ano o Challenger Tour Finals teve lugar em São Paulo, nas duas anteriores edições a competição teve lugar no Ginásio do Ibirapuera em quadra sintética, mas este ano o torneio decorreu na Sociedade Harmonia de Tênis sobre o saibro.

 

Dos oito jogadores com melhores resultados no circuito Challenger, quatro deles abdicaram da sua participação neste torneio: Dudi Sela, Jiri Vesely, Pablo Carreno Busta e Mikhail Kukushkin.

 

A primeira fase da prova é constituída por dois grupos de quatro atletas cada um:

    Grupo Amarelo                                                                                       Grupo Verde

  Filippo Volandri (2)                                                                           Teymuraz Gabashvili (1)

  Jesse Huta Galung (4)                                                                       Oleksandr Nedovyesov(3)

  Alejandro Gonzalez (5)                                                                    Adrian Ungur (6)

  Andrej Martin (7)                                                                               Guilherme Clezar (8/WC)

 

Os dois primeiros classificados de cada grupo garantiam seu lugar nas meias-finais, esta primeira ronda teve lugar entre 13 e 15 de Novembro com a seguintes jogadores a garantirem a sua qualificação.

Grupo Amarelo – Alejandro Gonzalez (5); Filippo Volandri (2)

Grupo Verde – Teymuraz Gabashvili (1); Oleksandr Nedovyesov (3)

 

O brasileiro Guilherme Clezar terminou a fase de grupos com duas derrotas (contra Oleksandr Nevodyesov e Adrian Ungur) e uma vitória de virada diante de Teymuraz Gabashvili na última jornada da fase de grupos.

Apesar de ter ficado pela fase de grupos, Clezar estava muito satisfeito com sua temporada e por terminar o ano com uma vitória diante de Gabashvili: “Com certeza, esta foi minha melhor temporada, estou conseguindo evoluir meus resultados ano após ano. Essa vitória mostra que estou bem próximo do nível dos 100 melhores do mundo, estou em um ótimo momento”

 

Nas meias-finais tivemos dois jogos muito disputados e decididos em três sets, mas em ambos os encontros foram os tenistas provenientes do grupo Amarelo que levaram a melhor e que garantiram um lugar no jogo decisivo.

Alejandro Gonzalez(5) 6 – 3 6 – 7 6 – 0 Oleksandr Nedovyesov(3)

Filippo Volandri(2) 7 – 5 2 – 6 6 – 4 Teymuraz Gabashvili(1)  

 

O colombiano Gonzalez e o italiano Volandri voltavam a defrontar-se nesta prova, na fase de grupos foi o jogador sul-americano a levar a melhor por 6 – 3 6 – 2.

Gonzalez entrou melhor na partida vencendo o primeiro set por 6 – 4, no entanto Volandri fez bom uso da sua experiência para virar a partida e vencer com os parciais finais de 4 – 6 6 – 4 6 – 2.

Com esta final Gonzalez entrará pela primeira vez no top 100 na próxima semana e apesar da derrota estava feliz com sua semana: “Ele é um exemplo de jogador, mereceu o título. Esse torneio foi muito especial, em um clube muito bonito e fiz uma grande semana. Agora que alcancei o top 100, sinto que terei mais responsabilidades. De agora em diante terei que trabalhar mais forte para seguir progredindo no circuito.”

O campeão Volandri salientou a importância desta vitória em São Paulo: “Ele é novo, então ainda tem muito tempo (no circuito). Eu estou ficando velho, então preciso aproveitar as minhas chances. Eu vim do frio da Europa e precisava de mais tempo para estar pronto para este torneio. A cada dia eu joguei melhor e hoje estava bem diferente de sábado. Não tinha sol e a bola não estava tão rápida, o que foi bom para mim e vai fazer uma boa diferença no meu ranking.”

Com esta vitória Filippo Volandri junta-se ao alemão Cedrik-Marcel Stebe e ao argentino Guido Pella como campeões do Challenger Tour Finals.

You Love Tennis Right...

Join the Stevegtennis.com tennis club for free. Just enter your email below for...

  • Tennis news updates once a week.
  • Special offers on tennis gear.
  • Unsubscribe at any time.
  • We will never share your email.


0 comments