Roger Federer: Melhor tenista de sempre?

Share & Comment

FEDERER Il Dott. Antonio Baravalle, AD di Lavazza, Giuseppe,Francesca,Antonella Lavazza con le famiglie.

 

Roger Federer nasceu a 8 de Agosto de 1981 em Basileia e aos 8 anos começou jogando tênis e sua carreira tem sido uma constante colecção de recordes. Com um estilo de jogo muito elegante e uma biomecânica praticamente perfeita, Federer se distingue pela facilidade aparente com que consegue jogar tênis.

Seu primeiro jogo no circuito foi em Julho de 1998 no torneio de Gstaad e nesse mesmo ano somou suas primeiras vitórias no torneio de Toulouse, na altura Federer era apenas o 878º do mundo, mas derrotou dois jogadores dentro do top 50 (Guillaume Raoux e Richard Fromberg) mostrando desde cedo sua enorme qualidade. Na semana seguinte teve seu primeiro duelo com um top 10 mundial, na sua cidade natal perante Andre Agassi num jogo que marcou o início de uma bela rivalidade.

Em 2001 soma seu primeiro de 77 títulos até ao momento e inicia sua caminhada rumo à liderança do ranking.

Seu primeiro troféu do Grand Slam é conquistado em Wimbledon em 2003 e até hoje detém o recorde de mais títulos conquistados nessa categoria com 17 vitórias. Pete Sampras está em segundo lugar com 14 e Rafael Nadal persegue o recorde de Federer com 13 títulos até ao momento.

Mas engane-se quem pense que este é o único recorde de Federer, o suíço é o jogador que conservou durante mais semanas a liderança do ranking mundial num total de 237 semanas. Federer é também o jogador com mais finais de um torneio do Grand Slam disputadas (24), meias-finais (33) e também jogos ganhos em torneios desta categoria (260).

O grande sucesso de Federer ao longo da sua carreira pode ser caracterizado numa palavra “regularidade”. O tenista natural de Basileia nunca desistiu no decorrer de um encontro e apenas em duas vezes na sua carreira desistiu de uma competição antes do jogo de iniciar. Através desta consistência de resultados Federer conseguiu outros importantes recordes, é o jogador que tem mais finais de torneios do Grand Slam consecutivas (10), meias-finais (23), quartos-de-final (36) e está empatado com outros atletas em maior número de jogos ganhos consecutivamente (27) e participações em torneios do Grand Slam (56).

Analisar a carreira de Roger Federer é semelhante a folhear o livro de recordes do Guiness, o suíço conseguiu não só atingir um nível de jogo excepcional, como conseguir mantê-lo de forma consistente durante mais de uma década. Actualmente Federer é o 6º classificado do ranking e encontra-se dentro do grupo dos 10 primeiros desde 14 de Outubro de 2002. Apesar de não estar a ter uma época muito conseguida para o que nos habituou, Federer é um nome que o mundo do tênis nunca esquecerá e merece ser considerado como o melhor tenista de todos os tempos.

You Love Tennis Right...

Join the Stevegtennis.com tennis club for free. Just enter your email below for...

  • Tennis news updates once a week.
  • Special offers on tennis gear.
  • Unsubscribe at any time.
  • We will never share your email.

Leave a Reply