João Sousa é o primeiro português a vencer um torneio do ATP

Share & Comment

joao sousa

 

João Sousa deu continuidade a uma semana fantástica em Kuala Lumpur tornando-se o primeiro português a conquistar um torneio ATP diante do francês Julien Benneteau .

Sousa não entrou bem perdendo o primeiro set por 2 – 6, no entanto no segundo set agarrou-se muito bem ao encontro salvando um match point quando perdia por 4 – 5 com um passing shot de direita ao longo da linha. Benneteau acusou o facto de não ter aproveitado esse match point e sofreu o seu primeiro break no jogo seguinte após um erro de direita. João fechou seu serviço em branco para levar o encontro a um terceiro set.

Benneteau entrou nervoso no terceiro e decisivo set e Sousa jogou muito sólido e agressivo para conseguir logo o break no primeiro jogo. Apesar das tentativas de reacção, Sousa foi capaz de salvar os quatro pontos de break que enfrentou neste set e após 2 horas e 18 minutos conseguiu o seu primeiro título da carreira, com um feito histórico para Portugal.

Após a partida o jogador natural de Guimarães não cabia em si de contentamento: “Estou tão cansado mentalmente e fisicamente, mas sinto-me fantástico. Ganhar aqui o meu primeiro título é um sonho tornado realidade. Estou muito feliz por ter ganho. Espero que isto me ajude a ter mais confiança e a tentar fazer coisas melhores”

Analisando a partida, Sousa admitiu que o jogo podia ter caído para qualquer lado e que o passing shot que conseguiu no match point foi uma pancada decisiva: “Simplesmente dei o meu melhor, aquilo era uma pancada difícil. Limitei-me a atacar e foi dentro. O ténis é assim: se nunca tentarmos, nunca vamos conseguir, por isso eu arrisquei. Jogámos os dois muito bem, ele teve várias oportunidades para ganhar”.

O português não esqueceu o forte apoio que teve dos seus compatriotas presentes: “Queria agradecer o apoio incondicional das pessoas portuguesas que aqui estiveram, porque estiveram do princípio ao fim a apoiar-me. No fim até cantaram o hino, foi realmente emocionante vê-los tão orgulhosos por ter ganho este torneio aqui na Malásia”.

You Love Tennis Right...

Join the Stevegtennis.com tennis club for free. Just enter your email below for...

  • Tennis news updates once a week.
  • Special offers on tennis gear.
  • Unsubscribe at any time.
  • We will never share your email.

Leave a Reply